Fale conosco pelo WhatsApp
Homem e mulher realizam atividade física em parque

Imagem: Shutterstock

Um estudo recente de grande impacto sugeriu que não praticar atividade física pode ser um fator de risco ainda mais perigoso do que o tabagismo e associado a maior incidência de doenças graves e mortalidade.

Pratique atividade física regularmente, no mínimo 150 minutos por semana. É o que recomendam as grandes sociedades de cardiologia do mundo. Exercícios isotônicos e aeróbicos que trabalhem grandes grupamentos musculares de forma cíclica são os mais indicados. Caminhada, corrida, natação, ciclismo, hidroginástica, spinning, entre muitos outros exemplos devem ser praticados no contexto da promoção da saúde. Além de contribuir para o condicionamento do sistema cardiovascular, o exercício está associado à regulação do metabolismo, controle do peso e redução da pressão arterial.

Atividade física é o carro-chefe da promoção da saúde. É um hábito saudável que estimula as pessoas a praticarem outros bons hábitos como comer melhor, não fumar, controlar o peso e o estresse. Sem falar nos benefícios osteomusculares, endócrinos, sexuais, psicossociais, gastrointestinais, imunológicos e estéticos.

Você terá mais chances de ter e manter seu coração saudável praticando atividades físicas regularmente. Faça um programa orientado de exercícios e cumpra sua planilha semanal planejada por um professor de educação física. Recomendamos também avaliação clínica com um cardiologista para atletas antes de iniciar o treinamento, pois isso trará segurança durante as atividades. Nunca se exercite em jejum e hidratação antes, durante e após os treinos é fundamental.

Caso você não tenha disponibilidade para cumprir um programa de treinamento regular, não há motivo para desespero. Tente se organizar melhor, inicie as atividades físicas com menor frequência, por exemplo, duas vezes por semana, 30 minutos por dia. Prefira as escadas, vá caminhando ao trabalho e a outros locais, aproveite o passeio com o cachorro, brinque com seus filhos e netos. E, logicamente, seja mais responsável com os outros bons hábitos, não fume, alimente-se de forma saudável e controle o peso.

Em casos de emergência        (11) 95960-9698