Segundo dados do ministério da Saúde, no Brasil, a cada 2 minutos morre uma pessoa por causa cardiovascular, sendo o infarto agudo do miocárdio ( IAM ) a principal doença.

Nesse ano de 2020, devido à pandemia do COVID19, estima-se que a mortalidade do IAM tenha aumentado devido ao receio em procurar os hospitais e à perda do seguimento ambulatorial. O principal sintoma do IAM é a dor no peito súbita e de forte intensidade. Pessoas com dor no peito que se prolongam por mais de 5 minutos devem procurar atendimento médico urgencial para avaliação médica e realização de eletrocardiograma.

Quem são as pessoas que devem ter maior atenção? As pessoas acima de 35 anos que possuem hipertensão arterial, diabetes, distúrbio do colesterol, sobrepeso/obesidade e história de tabagismo. Segundo o cardiologista Henrique Grinberg, essas pessoas possuem maior risco de desenvolver aterosclerose, doença que se caracteriza pela formação de placas de gordura na parede das artérias e que ao se romper formam coágulos na região da placa rota que Obstruem agudamente a artéria, impedindo o fluxo de sangue oxigenado para o músculo do coração.

Quando existem casos de doença cardiovascular na família, o risco é maior e a atenção deve ser redobrada. Não existe uma idade definida para fazer a primeira avaliação cardiológica, contudo sugiro que as boas práticas em saúde devam ser orientadas e estimuladas desde a infância e grupos de risco identificados precocemente recebam
intervenção personalizada com o intuito de reduzir o risco cardiovascular futuro.

Educação alimentar, atividade física, controle do peso, bons hábitos, bons relacionamentos, conexão espiritual, cuidados com a mente e avaliação médica periodica, são medidas que quando exercidas de forma sólida, construtiva, de acordo com um propósito bem definido ligado à saúde e à felicidade, podem realmente fazer o papel da prevenção de doenças crônicas, reduzindo o risco de eventos maléficos ao organismo, como o infarto agudo do miocárdio. É com esse conceito que o ditado “prevenir é melhor do que remediar” foi construído.

Após 15 anos de formado, 10 como cardiologista, atuando majoritariamente no Hospital Sírio Libanês, o Dr Henrique Grinberg continuará estimulando as medidas de prevenção, mas entende a enorme dificuldade da maioria em executar o ditado popular. Dessa forma, em caso de dor no peito que dure mais de 5 minutos procure atendimento médico urgencial, estamos atualizados para remediar e melhorar o prognóstico dos pacientes com IAM.