O novo Coronavírus foi classificado como pandemia em 11 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo com transmissão sustentada. Se for confirmado o diagnóstico com sintomas leves, deverão permanecer em isolamento domiciliar. Havendo necessidade, eles serão mantidos internados e em isolamento.

Coronavírus: o que é?

Os coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Recentemente, foi identificado um novo tipo de vírus desta família como causa de doença respiratória. Esse novo vírus foi batizado de SARS – COV2. Já a doença por ele causada foi chamada de COVID-2019. Geralmente, essas infecções são leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. No entanto, alguns pacientes podem apresentar quadros graves com complicações.

Quais os principais sintomas?

São semelhantes a uma gripe comum. Em geral, febre e tosse e, em alguns casos, pode ocorrer falta de ar e dificuldade para respirar. A febre, todavia, nem sempre se faz presente em todos os casos.

Como o coronavírus (2019-nCoV) é transmitido?
Sabe se que esse novo vírus permanece vivo na superfície de alguns materiais. Dessa forma, o contato com a superfície contaminada e depois com os olhos, nariz ou boca, é a principal via de transmissão. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa no contato com secreções contaminadas, como a saliva por exemplo.

Existe algum tratamento?
Não existe medicamento específico para o coronavírus humano. O tratamento é o suporte clínico e o controle de sintomas, baseados no quadro de cada paciente. Entretanto diversos medicamentos estão sendo amplamente estudados para atuarem em várias frentes de combate à infecção grave, como é o caso da cloroquina/hidroxicloroquina, entre outros.

Há alguma vacina disponível?

Não existe nenhuma vacina disponível até o momento para imunizar contra a doença. A ciência avança nesse sentido e esperamos ter a vacina o quanto antes.

Veja abaixo as principais recomendações:

1. Sem pânico
A pandemia já era iminente, o anúncio era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil seguindo as orientações recomendadas. Lembre-se: as informações são muito dinâmicas e as recomendações podem mudar diariamente.

2. Sem Fake News
Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3. Evite beijo, abraço e aperto de mão
Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4. Visita aos idosos podem esperar também
Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5. Higienize sempre as mãos e procure não tocar o rosto
Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.

6. Cubra o rosto quando tossir
Dê preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo).

7. Evite aglomerações
Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, tanto melhor.

8. Sempre alerta
Nós podemos ser os vigilantes. Promova a prevenção no seu entorno.

O que é isolamento social?

O isolamento social é permanecer em casa, durante 14 dias, a partir da data do início dos seus sintomas. É não frequentar locais públicos, bem como escola e local de trabalho, e sair de casa apenas em situações de emergência.

Características do isolamento social:

• Manter distância dos demais familiares
• Permanecer em quarto privativo
• Manter o ambiente bem ventilado

Em casos de contato com outros familiares, utilizar máscara cirúrgica descartável e trocá-las quando estiverem úmidas.

lave sempre as suas mãos com sabão

Essas ações são fundamentais:

• Higienizar as mãos frequentemente com solução alcoólica ou água e sabão
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas e toalhas
• Evitar tocar na boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos
• Intensificar a limpeza do ambiente com desinfetante domiciliar comum.

Text Divider