Causas do infarto: Homem com dor no coração

Imagem: Shutterstock

Diversos fatores de risco são implicados com a aterosclerose, uma das principais causas do infarto. Hereditariedade, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo são os principais fatores de risco responsáveis pelo desenvolvimento da aterosclerose — placas de gordura na parede das artérias.

Entretanto, o infarto agudo do miocárdio pode ocorrer em pacientes sem  nenhum desses fatores. A grande maioria das causas do infarto são relacionadas à aterosclerose, no entanto, outras causas são conhecidas como é o caso do espasmo coronariano espontâneo ou por uso de substâncias (exemplo: cocaína), da dissecção de coronária, da embolização de um coágulo, trombofilia etc.

O que é infarto agudo do miocárdio?

Uma das causas do infarto é a redução parcial ou total do fluxo de sangue para uma área do coração gera isquemia e posteriormente necrose (infarto) celular. O fluxo de sangue é reduzido, ou totalmente interrompido, por uma obstrução da artéria coronária responsável por levar sangue a essa área do coração.

Essa obstrução, na maioria das vezes, é causada por uma placa de gordura (aterosclerose) que se rompe e em cima dela forma-se um coágulo. Essa sobreposição de placa + coágulo interrompe o fluxo de sangue pela coronária, levando ao infarto.

Causas do infarto: fatores de risco

Diversos fatores de risco estão relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose, portanto, ao maior risco de infarto. São eles:

• Obesidade;
  • Hipertensão arterial sem controle;
  • Má alimentação;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Uso de cocaína;
  • Diabetes Mellitus;
  • Hereditariedade.

Homens após os 45 anos de idade e mulheres pós-menopausa possuem maior probabilidade de sofrer infarto, assim como mulheres que sofreram pré-eclâmpsia na gestação.

Além disso, o elevado nível de estresse diário, a depressão e outros distúrbios psiquiátricos elevam o risco de infarto do miocárdio. Por isso é importante, em especial após os 30 anos, consultar-se de forma periódica com um cardiologista.

Nessa consulta é possível identificar e tratar os fatores de risco anteriormente citados, que muitas vezes evoluem de forma assintomática. Essa, ainda é a melhor forma de reduzir o risco de o infarto ocorrer.

Causas do infarto: Sedentarismo

Imagem: Shutterstock

Sintomas do infarto do miocárdio

O corpo humano emite alguns sinais quando algo está errado. No caso do infarto, o paciente apresenta os seguintes sintomas: dor no peito, falta de ar, tontura sudorese excessiva.

A dor no peito é o principal sintoma do infarto do miocárdio. Classicamente, é uma dor em aperto ou queimação, de início súbito, forte intensidade, acompanhada de náusea, palidez cutânea e sudorese. Pode irradiar para o braço esquerdo, mandíbula, abdome superior e dorso.

Em caso de dor no peito, a recomendação é procurar um pronto-socorro imediatamente para avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma de repouso. Cerca de 50% das pessoas que sofrem infarto do miocárdio não  chegam ao Hospital, portanto, reconhecer a dor rapidamente e se encaminhar ao pronto-socorro é fundamental no prognóstico do paciente.

Além do rápido socorro, saber identificar as causas do infarto ajuda a salvar milhares de vidas anualmente.

O infarto pode levar a morte?

Sim, é a doença que mais mata no mundo. Enquanto escrevo esse texto,  dezenas de pessoas morreram de infarto no Brasil. Portanto, cuidar da saúde, controlar os fatores de risco e saber identificar os sintomas do infarto, são fundamentais na prevenção dessa temível doença.

Essas são apenas algumas informações relativas às ​causas do infarto​. É importante que o paciente tenha atendimento junto ao cardiologista, sendo essa a forma mais efetiva de combate a essa e tantas outras doenças cardiovasculares.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).