Imagem ilustrativa de uma embolia pulmonar

Imagem: Shutterstock

No seu primeiro dia de mandato, o prefeito Rafael Greca, 60 anos, foi internado na semi intensiva de um hospital em Curitiba com o diagnóstico de embolia pulmonar.

O principal sintoma relatado foi falta de ar, segundo relatos da assessoria de imprensa do prefeito. Não sei qual é o quadro clínico detalhado, mas chama atenção o descontrole do peso do atual prefeito. A obesidade é um fator de risco importante para as doenças cardiovasculares, inclusive para trombose venosa profunda\embolia pulmonar.

Os principais fatores de risco são os seguintes:

• Obesidade
  • Tabagismo
  • Varizes e insuficiência venosa dos membros inferiores
  • Câncer
  • Idade avançada
  • Insuficiência cardíaca
  • Síndrome nefrótica
  • Gravidez.
  • Pílula anticoncepcional
  • Reposição hormonal.
  • Uso de tamoxifeno ou raloxifeno.
  • Trombofilias
  • Imobilização prolongada, como em casos de pessoas acamadas ou longas viagens de avião
  • Cirurgias, principalmente as ortopédicas do quadril ou dos membros inferiores.

A oclusão súbita de uma artéria pulmonar por um êmbolo ( geralmente um coágulo sanguíneo ) caracteriza a Embolia Pulmonar. A oclusão da artéria interrompe o fluxo de sangue para uma região do pulmão, impossibilitando a oxigenação adequada do sangue e aumentando as pressões no sistema vascular pulmonar. Essas manifestações podem ser leves, ou muito graves, levando a consequências clínicas importantes e até morte súbita. Os principais sintomas são falta de ar e dor no peito.

Muitas vezes, o êmbolo que oclui a artéria do pulmão tem origem nos membros inferiores, em casos de trombose venosa profunda da perna.

O tratamento de eleição é anticoagulação, entre outras medidas necessárias caso a caso. Nos casos leves é autorizado o tratamento extra-hospitalar e seguimento ambulatorial de perto, entretanto muitos casos de embolia pulmonar necessitam de internação hospitalar e até mesmo na unidade de terapia intensiva.