insuficiencia-cardiaca

  • O que é falta de ar (dispnéia)?

    Falta de ar, também chamada de dispnéia no meio médico, é um queixa frequente no consultório de cardiologia. Apesar de anatomicamente a falta de ar remeter aos pulmões, exige do cardiologista abordagem eficaz no diagnóstico diferencial de doenças cardiovasculares sobretudo a insuficiência cardíaca congestiva. Por ser uma doença de alta prevalência e uma das principais causas de internação no Brasil e no mundo, a insuficiência cardíaca deve sempre estar nas hipóteses diagnósticas possíveis de pessoas com queixa de falta de ar.

    A falta de ar manifestada pelos pacientes com insuficiência cardíaca é bem caracterizada e faz parte de um conjunto de sinais e sintomas que definem a insuficiência cardíaca sob o ponto de vista clínico. Os pacientes com insuficiência cardíaca se queixam de falta de ar aos esforços. Geralmente a doença evolui e há progressão da falta de ar, ou seja, a falta de ar aparece cada vez mais aos menores esforços até manifestá-la ao repouso. Outra característica marcante é a falta de ar ao deitar-se, o que chamamos de ortopneía. Nesse contexto é muito comum os pacientes necessitarem dormir com mais de um travesseiro ou até mesmo sentado.

  • Quando a falta de ar é identificada como insuficiência cardíaca ?

    Na insuficiência cardíaca a quantidade de líquido circulante está em excesso, por isso chamamos de insuficiência cardíaca congestiva, pois há congestão por extravasamento do líquido do interior dos vasos para os tecidos, o que chamamos de edema ou inchaço. Nos pulmões esse edema causa falta de ar, contudo podemos visualizar edema nas pernas, palpar o fígado aumentado por congestão, as veias jugulares ficam ingurgitadas. Na avaliação clínica, esses e outros sinais e sintomas auxiliam no diagnóstico de insuficiência cardíaca e facilitam a interpretação dos exames complementares.

    Devemos ficar atentos aos diagnósticos diferenciais possíveis frente a um paciente com falta de ar. Através de uma história ( anamnese ) e um exame físico bem feitos é que podemos extrair todas as informações necessárias para formular as hipóteses diagnósticas pertinentes e confirmá-las por meio dos exames complementares. Doenças que causam falta de ar e que se confundem com a insuficiência cardíaca são: embolia pulmonar, broncoespasmo, pneumonia, derrame pleural, apnéia do sono e obesidade.

Entre em contato e agende uma consulta

Agendar Consulta