Cateterismo cardíaco

Imagem: Shutterstock

O ​cateterismo ​cardíaco é um exame que se utiliza de cateteres para avaliar invasivamente o coração. É ​realizado pelo hemodinamicista ou médico cardiologista especializado em hemodinâmica e tem como principal modalidade a cineangiocoronariografia, ou angiografia coronária, que é um exame complementar para avaliar a anatomia das artérias coronárias.

Através desse cateterismo é possível identificar placas de gordura e dimensionar o grau de obstrução que essas placas impõem à artéria coronária. No infarto agudo do miocárdio, a cineangiocoronariografia mudou radicalmente o prognóstico dos pacientes, permitindo angioplastia precisa no vaso culpado com abertura da artéria precoce e restabelecimento do fluxo de sangue para o músculo cardíaco.

Embora o ​cateterismo cardíaco tenha seu protagonismo no tratamento da doença arterial coronariana aguda (infarto do miocárdio) e crônica (angina estável) através da cineangiocoronariografia, outros procedimentos podem ser realizados através de ​cateterismo​ cardíaco: São eles:

• Desobstrução de válvulas cardíacas;
  • Implante de próteses valvares;
  • Estudo de arritmias cardíacas;
  • Ablação de arritmias;
  • Implante de marca-passo;
  • Biopsias cardíacas;
  • Tratamento de problemas congênitos;
  • Entre outras situações.

A indicação de qualquer tratamento deve partir do cardiologista que atende a esse paciente.

Como é feito o cateterismo?

O procedimento é feito em ambiente hospitalar e com o paciente acordado, na maioria das vezes. É administrada anestesia local na preparação da  cateterização seguida da inserção de um cateter no sistema vascular a ser utilizado no procedimento.

Para obter a imagem com precisão, utiliza-se contraste iodado. Em casos de alergia a iodo, devemos reconsiderar a indicação do exame e se for imprescindível, a dessensibilização com antialérgicos deve ser realizada e iniciada três dias antes do exame para minimizar quaisquer fatores de risco ao paciente durante e no após o cateterismo.

Na cineangiocoronariografia a pulsão pode ser na artéria radial (punho) ou na  artéria femoral (virilha). O procedimento dura em média 30 minutos e o paciente é monitorizado para obter dados de frequência cardíaca, pressão arterial e oxigenação durante o procedimento.

Nos casos de cineangiocoronariografia sem a necessidade de angioplastia, os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia, de quatro a seis horas após o procedimento. Em casos mais sérios, é necessário maior tempo de internamento.

Quais são os riscos do cateterismo?

Em medicina não devemos avaliar somente os riscos, nem somente os benefícios. A melhor forma de encarar um procedimento médico é definir a relação risco/benefício.

Um exemplo claro é o infarto agudo do miocárdio, em que nenhum risco supera o benefício de abrir a artéria coronária de forma eficaz e precoce como é feito na angioplastia.

Contudo, é importante conhecer os principais riscos inerentes ao cateterismo cardíaco:

• Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Complicações Vasculares pela punção e manipulação dos cateteres;
  • Alergia ao iodo;
  • Nefrotoxicidade pelo contraste;
  • Infecção do sítio de punção;
  • Perfuração do coração ou da coronária;

Essas são apenas algumas informações relativas ao cateterismo. É importante ter aconselhamento junto a um cardiologista para que ocorra a promoção da saúde do coração.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).