Imagem ilustrativa que representa a angina

• O que é Angina?

A dor no peito do infarto agudo do miocárdio, também conhecida por angina, é tipicamente em aperto ou opressão, no centro do tórax, com irradiação para o ombro esquerdo, mandíbula, dorso e/ou região abdominal, associado à sudorese e náuseas. Pode ser desencadeada ao repouso ou não e tem duração prolongada por mais de 20 minutos. Invariavelmente essa dor leva o paciente ao hospital por ser muito incômoda e na verdade o quanto antes o paciente se dirigir ao serviço de emergência do hospital melhor.

• Quais fatores levam à Angina?

A dor no peito do infarto agudo do miocárdio (ou angina) é causada pela isquemia do músculo cardíaco. Isquemia é definida pelo desbalanço entre a oferta e o consumo de oxigênio e a causa é a obstrução da artéria coronária por uma placa de colesterol rota com a formação aguda de um coágulo em cima dessa placa, limitando subitamente o fluxo de sangue rico em oxigênio. Esse é o modelo fisiopatológico agudo da isquemia miocárdica.

• Quais são os sintomas da Angina?

A isquemia miocárdica também pode se manifestar de forma estável, reproduzindo dor no peito anginosa de características semelhantes, também devido a obstrução da artéria coronária por uma placa de colesterol, porém sem a presença de um coágulo subitamente formado em cima dessa placa. Nessa situação a isquemia ocorre ao aumentar o consumo de oxigênio do coração na presença de uma placa obstrutiva na artéria coronária. Esforço físico como subir lances de escada ou uma ladeira deflagra isquemia miocárdica por aumento do consumo de oxigênio e como a oferta está reduzida pela obstrução, desencadeia dor no peito anginosa.

• Tratamentos para a Angina

Anamnese, exame físico, eletrocardiograma de repouso e alguns outros exames complementares são suficientes para a conclusão diagnóstica. Com todas essas ferramentas em mãos, definimos a conduta terapêutica com objetividade.